Como os líderes nas empresas devem lidar com este desafio que estamos vivendo?
Opinião: Diretor da RH Mattos, Cassio Mattos
Nunca estivemos tão próximos de avaliar inteligência emocional na prática como nos dias atuais. Acredito que todos líderes estão vivenciando momentos nunca imaginados e que mudaram vidas de uma hora para outra. Dessa forma, organizar a equipe, engajar os mesmos, alcançar resultados e administrar o sentimento de insegurança de todos deve estar sendo a prova prática para o gerenciamento de emoções, primeiro do líder para ser possível que o mesmo consiga aplicar na sua equipe.
O conjunto de ações práticas, operacionais, logísticas e recursos etc será melhor resolvido de uma ou de outra forma. Cada dia será melhor que anterior, pois estamos todos aprendendo a lidar com o que podemos chamar de “novo normal”, mas temos de ter em mente: já sabemos sobre o que é “novo”, mas ainda não conhecemos o que será o “normal” daqui para frente.
Vamos nos abrir para:
- Quebrar paradigmas, sem sermos afoitos;
- Vamos ousar sem sermos inconsequentes;
- Vamos pensar diferentes, sem sermos superficiais;
- Vamos ser transparentes, sem sermos alarmistas e gerar insegurança;
- Vamos ser antes de tudo o mais racionais possível, pois assim, sempre as decisões serão mais sensatas e equilibradas. Precisamos muito disso neste contexto ou na realidade em qualquer contexto.
Aqueles com a capacidade de enxergar o que a maioria não vai conseguir ver, assim conseguirão sair deste momento com melhores condições sobre os demais, não digo que estes não terão perdas, mas certamente encontrarão melhores oportunidades para sair mais rápido do problema.
Neste caso estamos falando de pessoas com capacidades além da inteligência emocional, visionários, capazes de realizar leituras de cenários e de gerar insights e colocar em prática o que os demais não estão enxergando. Estes profissionais não necessariamente ocupam os cargos mais elevados nas organizações, podem estar distribuídos pela empresa e sem autoridade e autonomia para agir e ou mesmo se expressar, criar formas de ampliar a liberdade destes e estar atentos para as suas ideias, sugestões ou recomendações pode ser muito valioso.
O mercado continua vivo, meio nocauteado neste momento, mas vivo, entender suas expectativas, e atendê-los numa perspectiva diferente pode ser um pequeno e importante movimento na direção do “novo normal”. Assim quem sabe chegar na frente de concorrentes os quais ainda não perceberam o “novo normal”.
Cassio Mattos:
É administrador de empresas, pós graduado em gestão de empresas do terceiro setor. Possui fomração como Coach pela ABRACEM e como conselheiro de administração pelo IBGC (Instituto Brasileiro De Governança Corporativa). Desenvolveu carreira na área de RH desde 1979 em empresas como Souza Cruz, Brahma, Pepsi, Grupo Olvebra, entre outros. Entre 1983 e 1997 ocupou cargos executivos. Desde janeiro de 1998 é sócio proprietário da RH Mattos, empresa especializada em processos e gestão de recrutamento e seleção em todos os níveis com três unidades no RS e uma em SC. Presta atendimento a clientes em todo o Brasil com excelência reconhecida ao longo de mais de duas décadas.