Gestor de Recursos Humanos assume papel importante na pandemia
Incerteza faz parte do cenário no ambiente empresarial
Se em um passado bem próximo o gestor de Recursos Humanos já enfrentava grandes desafios com todos obstáculos que o mercado de trabalho vinha impondo, o que dizer do trabalho que terá pela frente com o quadro atual provocado pela pandemia da covid-19? O diretor da RH Mattos, Cassio Mattos, observa que as mudanças acontecem de forma muito rápida e exigem flexibilidade tanto da parte dos empresários e gestores como da parte dos colaboradores.
"Ainda que o cenário seja de transformação, essa adaptação toda que está acontecendo precisa respeitar a cultura organizacional vigente na organização. Valores não mudam, mas algumas crenças e muitas atitudes irão. Uma atitude que podemos ter para ser mais assertivo é não deixar de trazer novidade, mas avaliar cuidadosamente o que chega de novo frente à cultura que a empresa tem. Não podemos negar isso, se não o nível de comprometimento será menor por não haver essa identidade”, comenta
O ritmo de mudanças é um dos maiores desafios que os gestores precisam trabalhar junto a equipe de colaboradores. Tudo acontece de forma muito rápida e não é possível saber se o que está sendo proposto hoje, será válido amanhã. Para aqueles que enfrentam resistência às mudanças em suas equipes, a recomendação é intensificar o feedback e ter transparência total nas ações, mesmo que haja a necessidade de agir disciplinarmente e sem tempo para perder.
“Embora as pessoas estejam com uma perturbação que é o cenário de incerteza do ponto de vista econômico que estamos enfrentando, elas precisam entender que o trabalho precisa ser feito e até mesmo é necessário estar aberto a uma intensidade maior de cobrança por resultados e diversidade de tarefas, ou seja não podemos escolher o que fazer, esteja disponível”, finaliza Cassio.