Mais do que nunca, um Dia das Mães Multitarefas
Com boa parte dos profissionais atuando em home office rotina tem sido desafiadora para grande parte das profissionais que precisam dividir o tempo entre o trabalho e as tarefas com os filhos.
Viver a rotina profissional conciliando com o papel de mãe tem uma grande missão para as mães que estão trabalhando de casa, por conta do distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus. O cenário impõe uma dose extra de determinação, disciplina e organização de rotina.
“Não foi um opção, e sim algo emergencial e que tivemos de absorver. Muitas vezes estamos atendendo a demandas do trabalho enquanto damos conta da rotina de casa de forma simultânea. Quando as minhas filhas estavam na escola, sabíamos que todas as necessidades delas estavam sendo supridas. Não está sendo fácil e está longe de ser um mar de rosas, mas estamos dando conta porque precisamos. Por outro lado, é claro que há uma gratificação de acompanhar o dia a dia dos filhos. Estou vivendo descobertas e presenciando coisas que talvez tivéssemos perdido numa rotina normal”, afirma a consultora de recursos humanos da RH Mattos, Renata Scalco.
Para a diretora da unidade de Santa Catarina, da RH Mattos, Fernanda Jardim, também tem sido uma rotina desafiadora.
“É sempre bom poder escapar um pouquinho da rotina e dar um cheirinho no meu filho, mas confesso que trabalhar home office tem sido bem difícil. Exige muita disciplina e foco, afinal o meu filho é um bebê e para ele a mãe em casa é sinônimo de atenção exclusiva, o que acabo não conseguindo por conta da necessidade de conciliar as atividades da empresa que também precisa de mim. Resiliência, disciplina e muito amor são palavras que fazem todo sentido para viver este momento”, afirma.
Para a publicitária, Caroline Brogni, a rotina tem misturado mãe, empresária, dona de casa, babá e educadora.
“É preciso conciliar reunião entre choros, desenhos e brincadeiras. É fazer reuniões por vídeo com um olho na tela e outro no sorriso de nossas crianças. Ser mãe em tempos de COVID é se redescobrir! Como mãe, mulher e até mesmo profissional. Ser capaz de atender várias tarefas sem deixar de lado nenhuma! É fácil? Não é! Bem pelo contrário! Tem que se ter muita força para focar nas estratégias dos clientes, administrar a incerteza dos funcionários, as dúvidas de ser
um empreendedor, tomar decisões que não queremos tomar e ainda educar pequenos serzinhos que mal sabem o que está acontecendo lá fora”, afirma.
Para ela, o aprendizado mais importante é que precisamos de pouco para sermos felizes.
“Nunca foi tão importante estar perto. Nunca um sorriso foi tão valioso. Se tem algo que mais vamos levar disso tudo é que somos frágeis, mas tão fortes, que podemos chamar mães de super heróis”, finaliza.
A RH Mattos expressa o carinho, respeito e admiração com todas as mães no seu dia, especialmente as nossas clientes, nossas candidatas e todas estas mulheres que são a alma do mundo em que vivemos.